Dicionário

 

Calouro: Desconfia da própria sombra, mas sempre cai no conto do veterano.

Calouro Camuflado: Galera do 2° semestre que acha que virou gente. (É brinks! :])

Trote: Tradição que se repete anualmente e se caracteriza pela total interação entre os estudantes para dizermos o quanto amamos vocês. :)

Poleiro: Conglomerado de salas em disposição específica. Já viu um bloco estranho no meio do pátio da História? É lá mesmo.

AF: Avaliação Final (Agora Fudeu!). É tipo a recuperação do Ensino Superior. Se você não atingiu a média 7,0, você a fará. Agora, cuidado, pois você precisa ter no mínimo media 4,0 para ir para AF. Caso contrário, será reprovado sem nenhuma chance. E não se preocupem: todo estudante passa por AF algum dia, e a AF não faz de um estudante melhor ou pior do que outro.

CNPq/ CAPES: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (a sigla não bate, eu sei) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. São responsáveis pelo fomento à pesquisa científica no Brasil. E sustentarão você (se tudo der certo) durante o mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Lattes: Sistema de Currículos Acadêmicos. É o Orkut intelectual.

Monitoria: O monitor auxilia o professor em atividades da disciplina.

Monografia: Trabalho de razoável extensão, no qual seu autor propõe-se a esgotar um tema com ajuda de um professor. Vocês verão como vai ser. (risos malvados)

PIBID – Programa Instituição de Bolsas de Iniciação a Docência. Programa que permite o aluno uma experiência no ambiente escolar, no contato com os alunos, antes de se formar.

PIBIC – Programa Instituição de Bolsas de Iniciação Científica. Programa que permite o aluno uma experiência no ambiente da pesquisa, antes de se formar.

Bacharelado – Habilitação que permite o graduando se formar como pesquisador, aprendendo métodos de pesquisar.

Licenciatura – Habilitação que permite o graduando se formar como professor, colocando-o em contato com as praticas de sala de aula.

Plenificação – Complementação da formação, por exemplo: alguém formado em bacharelado que faz plenificação em licenciatura para complementar sua formação no curso.

ME: Movimento Estudantil.

MECS: Movimento Estudantil de Ciências Sociais. (Óóhh!)

CA/ DA: Centro Acadêmico/ Diretório Acadêmico. São as representações políticas dos estudantes de um curso, sendo organizações autônomas em relação a universidade que visa lutar pelos interesses estudantis, além de pautar também questões acadêmicas e cuidar do processo de carteiras de estudantes .

CABN: Centro Acadêmico Batista Neto. A Entidade Representativa dos Estudantes do Curso de Ciências Sociais da UFC.

Passagem em sala do CABN: Importante meio de comunicação e contato com o CABN. Prestem sempre muita atenção no que vamos dizer, é de fundamental importância para sua sobrevivência. Juro.

Prestação de contas: Demonstrar a relação entre despesas e receitas da gestão.

Deliberação: Decisão tomada por um coletivo.

GT/ GD: Grupo de trabalho/ Grupo de discussão. Debatem e organizam atividades sobre assuntos muitas vezes marginalizados em sala de aula, assuntos de suma importância para a formação acadêmica dos graduandos, tais como: sociologia no ensino médio/ formação profissional.

Calourada: É uma grande festa para recepcionar vocês! E para arrecadar fundos… claro.

Encontros Estudantis: Os encontros estudantis são uma oportunidade para os estudantes que querem se aprofundar nas discussões acerca de seus cursos e conhecer pessoas de todo o Brasil. Os Encontros regionais e nacionais debatem as questões mais relevantes do ME de cada área, a qualidade dos cursos ministrados nas universidades, traçar posicionamentos e organizar e produzir materiais, campanhas, eventos, etc, focados nos temas debatidos.

ERECS: Encontro Regional dos Estudantes de Ciências Sociais.

ENECS: Encontro Nacional dos Estudantes de Ciências Sociais.

CORECS: Conselho Regional dos Estudantes de Ciências Sociais.

CRECS: Coordenação Regional dos Estudantes de Ciências Sociais.

CONECS: Conselho Nacional dos Estudantes de Ciências Sociais.

DCE: Diretório Central dos Estudantes. É a Entidade máxima de representação estudantil dentro das Universidades do país. É tipo o CA da UFC todinha… Fica na Av. Da Universidade, perto da Faculdade de Direito.

CEB – Conselho de Entidades de Base: Órgão deliberativo do DCE composto por todos os C.A.’s da UFC que tenham representantes. Tem poder de deliberação maior que o próprio DCE.

Assembleia: Instância máxima de deliberação Estudantil dentro da UFC. O poder da Assembleia é maior do que reuniões do C.A. É uma reunião deliberativa em que o curso é convocado para discutir, decidir e encaminhar pautas e questões do interesse dos estudantes. Qualquer estudante pode convocar uma Assembleia, contanto que ela seja divulgada.

Reitoria : Órgão administrativo máximo da universidade. Responsável por cuidar dos recursos financeiros, pensar as diretrizes político-educacionais para a universidade e executar tais atividades.

Pró-reitoria: Órgão administrativo que se responsabiliza por um setor especifico da Universidade, assuntos estudantis, por exemplo. Fazendo uma analogia, seria como uma secretaria da prefeitura, no caso a prefeitura seria a reitoria. Apesar de ser responsável por assuntos específicos, ainda assim é a reitoria que dá a palavra final nas deliberações das pró-reitorias.

CEPE: Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão. (Eles são capazes de aprovar sete cursos de uma vez sem sequer saber dizer os nomes de cada um de cabeça… ¬¬)

CONSUNI: Conselho Universitário. É o órgão colegiado legislador de maior poder dentro de uma Universidade, com representação estudantil mínima. Mas relaxa… se o CONSUNI não conseguir se reunir, o REItor aprova a canetada, ops…, por Ad referendum.

UNE: União Nacional dos Estudantes. (Peleeega… a UNE hoje é peleeega…)

CONUNE: Congresso Nacional da UNE.

CONEB: Conselho Nacional de Entidades de Base da UNE. Espaço que deveria ser de debate entre todos os Centros Acadêmicos do Brasil;

CONEG: Conselho Nacional de Entidades Gerais da UNE. É o fórum que reúne os DCE’s, Federações e Executivas de Curso de todo o Brasil.

 

ufa!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Twitter do CABN

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Twitter – Ciências Sociais da Depressão ;)

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: